terça-feira, 4 de maio de 2010

Ordenamento do território

Vou falar sobre as alterações que a zona de Almada sofreu com a construção do Fórum Almada, uma grande superfície comercial. Com a construção do fórum verificaram-se várias alterações a nível das acessibilidades, porque hoje em dia consegue-se sair com mais facilidade a partir da ponte 25 de Abril, uma vez que temos mais saídas graças ao túnel na rotunda do Centro Sul. As pessoas da região, quando querem fazer compras, têm agora um grande centro comercial que não existia no concelho, o que as obrigava a fazer as suas compras nos concelhos limítrofes.

Penso que este centro comercial trouxe vantagens mas também desvantagens. Nas vantagens consigo ver muitas melhorias em termos de trânsito, acessibilidades, pois passámos a ter um espaço para fazermos as nossa compras mensais. Vejo ainda muitas melhorias em termos paisagísticos, pela construção do Parque da Paz, um espaço de lazer público. O centro comercial também veio trazer benefícios económicos para o concelho em termos fiscais.

Nas desvantagens vou falar sobre uma que me afectou particularmente. Antes do centro comercial abrir havia uma mercearia de bairro onde fazia as minhas pequenas compras, quando os miúdos precisavam de alguma coisa sempre que não me encontrava em casa, a senhora da mercearia vendia-lhes fiado. Sempre que chegava a casa, logo pagaria à senhora Paula. Com a abertura do centro, a senhora não aguentou a concorrência e teve que fechar o seu espaço. Assim a minha família perdeu um local próximo que me resolvia muitos problemas diários.





Luis Caetano Rocha Ramalhão

4/5/2010

Urbanidade e Rurabilidade

Julgo que não faz sentido distinguir os dois conceitos. Hoje em dia as pessoas que vivem no campo praticamente têm acesso às mesmas coisas que as pessoas da cidade. As pessoas conseguem ter acesso às coisas que as pessoas da cidade têm, como é o caso do acesso aos centros comerciais. As pessoas apenas precisam de pegar no seu carro e deslocarem-se para terem acesso a esses centros de consumo. Praticamente já não existem pessoas que vivam da agricultura, porque a agricultura está mecanizada, o que fez com que as pessoas que viviam da agricultura migrassem para as cidades tornando-se mais urbanos.
Acho que a vida rural passará a existir cada vez menos, podendo vir mesmo a acabar como a conhecemos hoje. As pessoas vão passar a servir-se da aldeia apenas para fugirem da cidade, para fazerem turismo.
A aldeia passará a ser um escape, o que pode vir a salvar as aldeias mas não a vida rural (passa a haver simulação do estilo de vida rural para o turismo).